Project Description

Objective e Copel Telecomunicações

A Copel Telecomunicações, empresa pioneira na oferta de serviços de conectividade de redes e de Telecomunicações para todo o Estado do Paraná, além de serviços de transporte e transmissão de sinais de emissoras, repetidoras e retransmissoras de rádio e TV para operadoras regionais, escolheu a solução da Objective para a Gestão Integrada de Consumidores – CIS (Customer Integrated System), voltada para o mercado corporativo.

A solução utilizada tem como base o Objective NG, plataforma tecnológica que permite às operadoras ofertarem um portfólio completo de serviços de forma competitiva e com grande eficiência operacional, integrando todos os processos de negócio, como atendimento, serviços, financeiro e de produtos. Consolidada no mercado, a solução possibilita à operadora acompanhar o dinamismo do mercado com o rápido lançamento de serviços e baixo risco.

Suporte à Gestão do BEL (Banda Extra Larga para o mercado residencial)

Além de todos os benefícios que a solução proporciona na gestão dos contratos corporativos, a plataforma Objective NG também permite à Copel Telecomunicações realizar a gestão dos contratos de internet de banda extra larga (BEL), serviço oferecido pela operadora com pioneirismo para o mercado residencial.

A plataforma oferece, portanto, suporte às operações, tanto de gestão de contratos corporativos como de consumidores domésticos da operadora, respondendo com efetividade às necessidades e peculiaridades de cada linha de negócio. Ela está configurada e habilitada para atender à Copel Telecomunicações de forma completa na prestação de seus serviços garantindo total visibilidade e controle sobre todas as áreas de ambas operações.

Ganhos para o CIS Telecom

Dentre os principais ganhos que a Copel obteve ao implantar a solução Objective NG para a Gestão Integrada de Consumidores do mercado corporativo, destacam-se:

  • Execuções precisas e eficientes para redução do tempo de realização de tarefas, possibilitando foco em atividades de maior valor para a empresa;
  • Elevada visibilidade gerencial, permitindo o controle total e visão centralizada e assertiva dos processos;
  • Rapidez e automatização do processo de cotação via web para as empresas que desejam contratar links para execução de seus serviços;
  • Atendimento ágil, transparente e completo às solicitações do cliente e informações e serviços disponíveis para atendimento total em um único contato com o cliente;
  • Gerenciamento do fluxo de trabalho (WorkFlow), garantindo  execução correta e completa dos processos;
  • Total visibilidade do contrato e dados históricos, possibilitando também alterações e atualizações das informações;
  • Envio de fatura por e-mail, reduzindo custos de impressão e do impacto ambiental;
  • Transparência no cálculo e no detalhamento dos serviços utilizados pelo cliente durante o ciclo de faturamento.

Benefícios estratégicos para o BEL

Na operação da Copel Telecom no mercado de banda extra larga (BEL), alguns módulos da solução Objective NG proporcionam benefícios estratégicos:

– Módulo de Promoções/Ofertas

Referência no mercado, este módulo de gestão de ofertas, integrado ao módulo de atendimento, é uma ferramenta que proporciona grande competitividade à operadora. De forma ágil, permite criar e gerenciar diversas e ilimitadas promoções, oferecendo produtos e serviços com benefícios ao consumidor final. Por ser parametrizado e automatizado, o sistema realiza automaticamente o ajuste financeiro no contrato dos clientes ao término das promoções.

– Módulo de Cobrança/Inadimplência

Este módulo funciona como um gerenciador dos recebimentos dos serviços disponibilizados aos clientes durante todo o ciclo de faturamento. Disponibiliza diversas funcionalidades garantindo o acompanhamento das ações de cobrança durante todo o seu ciclo, definindo procedimentos e ações para manter o status favorável do contrato e a boa relação com o cliente.

O sistema permite a integração com as principais instituições financeiras da preferência da empresa, cujos convênios precisam ser homologados para entrar em operação.

Ao identificar um contrato em estado de inadimplência, o sistema realiza de forma automática uma série de procedimentos e ações:

– Coloca o contrato em um ativo de cobrança;
– Envia ao cliente carta notificando o débito;
– Realiza cortes de sinal;
– Desabilita o contrato;
– Cancela o contrato;
– Negocia a dívida;
– Envio o CPF do contrato para o órgão responsável de cobrança.

Da mesma forma o sistema, ao identificar a quitação do débito, realiza automaticamente:

– A reabilitação do contrato (envio de pulso) retirando-o do status de inadimplência;
– A retirada do CPF do contrato de órgãos de cobrança e da relação da área de cobrança por telemarketing.

O Projeto

O projeto CIS Telecom é integrado ao CIS Energia, administrado por outras duas empresas vencedoras do consórcio em conjunto com a Objective. A visualização unificada das bases de assinantes e sua integração ao ERP da Copel foi um marco na evolução da gestão empresarial, pois integrou os processos de negócios das duas áreas de atuação da companhia: energia e Telecomunicações.